CURSOS

Atualmente,são oferecidos no Ceep Severino Vieira, cursos de Educação Profissional em três modalidades.

ENSINO MÉDIO INTEGRADO - cursos de Educação Profissional técnica, que são integrados ao ensino médio e que têm duração de quatro anos, voltados para quem terminou o ensino fundamental. Nestes cursos, a formação integra a Educação Básica à Educação Profissional, desde o primeiro ano.
SUBSEQUENTES - cursos técnicos para quem já concluiu o ensino médio e volta à escola para fazer a formação profissional.
PROEJA – cursos direcionados a jovens e adultos que não tiveram oportunidade de concluir os estudos. Esta modalidade integra Educação Profissional de nível técnico aos níveis fundamental e médio.

Os cursos oferecidos atualmente são:

Edificações
O Curso Técnico em Edificações tem como objetivo capacitar seus alunos interdisciplinarmente por meio do desenvolvimento de habilidades necessárias para a atuação na indústria da construção civil, onde ao concluir o curso, o egresso deverá ter condições de interpretar e desenvolver projetos de edificações, planejar e organizar as atividades envolvidas em obras e dominar as tecnologias da execução de obras. Este  curso é oferecido nas modalidades:
·         Proeja
·         Integrado
·         Subsequente

Administração
O Curso Técnico em Administração tem como objetivo formar profissionais com capacidade de tomar iniciativa e de buscar soluções inovadoras, voltados para a operação dos ciclos de gestão mediante pesquisa, análise, avaliação de indicadores e fornecimento de informações para tomada de decisões, com proposição de alternativas de mudanças e melhorias de processos que conduzam a um desenvolvimento empresarial. Este curso é oferecido nas modalidades:
·         Proeja
·         Integrado
·         Subsequente

Contabilidade
O Curso Técnico em Contabilidade propõem formar profissionais aptos a analisar, compreender e processar informações contábeis e gerenciais fundamentadas em princípios (registro e classificação de fatos contábeis), elaborando balancetes e demonstrações de forma analítica ou sintética e orçamentos de qualquer tipo (econômicos, financeiros, patrimoniais e de investimentos), além de organizar, controlar e arquivar os documentos relativos à atividade contábil. Este curso é oferecido nas modalidades:
·         Integrado
·         Subsequente

Desenho Técnico da Construção Civil
O técnico em desenho de construção civil é o profissional que desenvolve atividades relativas ao estudo do planejamento de projetos e de obras, sob a óptica de aspectos técnico-econômicos, socioambientais, urbanísticos, históricos e legais.  Além disso executa desenhos técnicos de projetos de arquitetura, estrutura, saneamento, instalações hidráulicas, elétricas, gás, ar condicionado, incêndio, redes de esgoto, águas pluviais, abastecimento de água, cartográficos e de estradas, utilizando no desenvolvimento de suas atividades, ferramentas gráficas tradicionais, computacionais e maquetes. Este curso é oferecido na modalidade:
·         Subsequente

Turismo
O curso prepara o aluno para executar os procedimentos de transporte de passageiros e de sua bagagem; conduzir indivíduos ou grupos em passeios, visitas e/ou viagens coordenando-os e promovendo a interação entre eles e as comunidades receptoras e incentivando a valorização mútua de diferenças culturais; desenvolver produtos e serviços turísticos planejando e elaborando roteiros, fornecendo alternativas de viagens e executando as rotinas operacionais e administrativas pertinentes para atender às necessidades e preferências da demanda, visando à sustentabilidade econômica da agência e/ou operadora de turismo. O curso é oferecido nas modalidades:
·         Proeja
·         Integrado

Análise Química
 O analista químico atua no planejamento, coordenação, operação e controle dos processos industriais. Planeja e coordena os processos laboratoriais, realiza amostragens, análises químicas, físico-químicas e microbiológicas. Participa do desenvolvimento de produtos e validação de métodos. Atento à responsabilidade ambiental, domina normas técnicas, de boas práticas de manufatura e de segurança. Este curso é oferecido na modalidade:
·         Proeja

Recursos Humanos
O técnico em Recursos Humanos é o profissional que auxilia a empresa na gestão de pessoas por meio da aplicação das ferramentas disponíveis e na organização do trabalho. Executa rotinas de administração de pessoal com base na legislação trabalhista e previdenciária. Atua em processos de orientação sobre a importância da segurança no trabalho e da saúde ocupacional e presta serviços de comunicação, liderança, motivação, formação de equipes e desenvolvimento pessoal, podendo exercer essas atividades em organizações públicas, privadas e do terceiro setor ou em seu próprio negócio, em qualquer ramo de atividade. Este curso é oferecido nas modalidades:
·         Proeja
·         Integrado

Logística
É o profissional que executa procedimentos de planejamento, operação e controle relativos à programação da produção de bens e serviços, à programação de manutenção de máquinas e equipamentos, aplicando técnicas de gestão de compras,  recebimento, armazenamento, movimentação, expedição e de distribuição de materiais e produtos, utilizando a tecnologia da informação para integrar toda a cadeia de abastecimento. Este curso é oferecido na modalidade:
·         Integrado

O  projeto ILCESV:
Curso de Inglês aberto à comunidade que proporciona ao aluno ler, escrever  e compreender  o inglês.